Fibras de Kevlar (Aramida)
Fibras contínuas de aramida são utilizadas em aplicações especiais onde a resistência ao impacto é a propriedade mais importante a ser alcançada. Sua capacidade de alongamento e rigidez similar a fibra de vidro lhe da propriedades de absorção de energia superiores a todas outras fibras disponíveis. Como exemplo, este material obtém 2000 J/m em ensaio de impacto ASTM D256-10A, Impacto Izod com entalhe.
Uma aplicação típica deste tipo de fibra são proteções balísticas, usadas em veículos, coletes e capacetes. No entanto este material pode ser usado em diversas circunstancias industriais, onde leveza, alta resistência e rigidez, resistência a danos e resistência à fadiga são importantes.
Assista o vídeo abaixo. Neste é feito um comparativo entre ABS (azul), PLA (vermelho) e Onyx reforçado por fibras de aramida quando recebem o impacto de um martelo. (Fonte: Markforged)
Propriedades Exclusivas da Fibra de Aramida
- Alta tensão de ruptura.
- Altíssima relação resistência/peso.
- Excelente resistência a fadiga.
- Boa performance em alta temperatura.
- Baixa fluência.
- Estabilidade Química
- Resistência a abrasão.
- Maior complacência entre todos filamentos disponíveis. Evita modos de falha catastróficos.
Limitações
-Baixa resistência a compressão.
-Baixa resistência na direção transversal ao plano da impressão.
Visão geral
Este compósito termoplástico carrega consigo todas as vantagens do Onyx, tais como; tenacidade, resistência ao desgaste e alta temperatura de deflexão. Além da resistência mecânica, a estabilidade dimensional de peças reforçadas com fibras também é singular. Isso significa que seus componentes serão mais precisos em relação ao modelo em CAD. É possível obter tolerâncias de +/-0,1mm até centésimos de milímetros em geometrias que forem desenvolvidas pensando no processo de Manufatura Aditiva (DfAM). A adição destes reforços significa que o empenamento provocado pelo ciclo térmico de deposição dos filamentos é minimizado permitindo formas mais nítidas. A adição de fibras altera como o material se comporta assim que sai da extrusora e resfria. Ocorre menos deformação térmica e a dissipação de calor dentro do material é mais rápida, então as peças empenam menos na placa de construção e podem tolerar ângulos mais acentuados. Como resultado, a peça sai da impressora exatamente como você a projetou.
Materiais disponíveis para fabricação
comparados com alumínio 6061 T6 e ABS.