Fibras de Vidro
A fibra de vidro é a primeira opção de reforço para utilização na Manufatura Aditiva de Materiais Compósitos. Com menor custo dentre todas os filamentos disponíveis, ela é ideal para aplicações de responsabilidade onde apenas a resistência do polímero não é suficiente.
Peças reforçadas com este material exibem resistência 20x superior ao ABS e é uma opção mais acessível que a Fibra de Carbono. Com a adição de fibras de vidro na matriz de Onyx, aumentamos a resistência e rigidez do componente, mas tão importante quando, ganha-se resistência a fluência e maior temperatura de operação em relação a peças de plástico sem reforço. Veja o compilado de propriedades mecânicas na nossa seção de materiais
Este filamento é perfeito para aplicações de "chão de fábrica", como por exemplo, a produção de gigas de teste, dispositivos, bagaritos e mordentes de fixação.
Assim como descrito em nossa seção sobre a Fibra de Carbono, este material também pode ser aplicado na forma quasi-isotropica ou "on demand", apenas nas regiões de interesse afim de otimizar a rigidez do componente onde esta é mais relevante.
Sendo um material amorfo, a fibra de vidro é radiotransparente, ou seja não bloqueia a radiação eletromagnética. Isso faz deste material uma boa opção em aplicações como encapsulamento de componentes eletrônicos que necessitem realizar a transmissão de sinais de rádio sem a necessidade de uma antena externa.
Vantagens
-Excelente acabamento superficial.
-Alta Resistência Mecânica .
-Rigidez superior aos termoplásticos.
-Resistência química à hidrocarbonetos.
-Estabilidade Dimensional.
-Tempereratura de operação superior ao Onyx sem reforço.
-Possibilidade de acoplamento entre Flexão e Torção.
-Complacência em relação a compósitos termorrigidos.
-Reciclável.
-Custo de aquisição em relação aos outros reforços disponíveis.
Limitações
-Baixa resistência química a ácidos e bases fortes.
-Reciclável porém em aplicação de menor exigência mecânica.
Visão geral
Este compósito termoplástico carrega consigo todas as vantagens do Onyx, tais como; tenacidade, resistência ao desgaste e alta temperatura de deflexão. Além da resistência mecânica, a estabilidade dimensional do material com fibras também é singular. Isso significa que suas peças serão mais precisas em relação ao seu modelo CAD. É possível obter tolerâncias de +/-0,1mm até centésimos de milímetros em geometrias que forem desenvolvidas pensando no processo de Manufatura Aditiva (DfAM). A adição destes reforços significa que o empenamento provocado pelo ciclo térmico de deposição dos filamentos é minimizado permitindo formas mais nítidas. A adição das fibras altera como o material se comporta assim que sai da extrusora e esfria, ocorre menos deformação térmica e a dissipação de calor dentro do material é mais rápida, então as peças empenam menos na placa de construção e podem tolerar ângulos mais acentuados. Como resultado, a peça sai da impressora exatamente como você a projetou.
Materiais disponíveis para fabricação
comparados com alumínio 6061 T6 e ABS.